EN | PT
March 7, 2012
Arranque da Iniciativa Nacional de GPI a 10/Abril

É já no dia 10 de Abril (10:00-17:00) que está marcado o arranque da Iniciativa Nacional de GPI, com uma reunião plenária e o primeiro módulo de formação, para todos os participantes nas Modalidades 1 e 2 (Centro de Conferências do LNEC, Lisboa). Detalhes em www.iniciativagpi.org

February 8, 2012
Curso Aware-P em Belo Horizonte, Brasil, 15 e 16 de Março

Um curso sobre gestão patrimonial de infraestruturas, suportado no software Aware-P, será leccionado em Belo Horizonte (Brasil), em 15 e 16 de Março. O evento é promovido pelo LNEC e pela ABES, com o apoio da IWA, e será acolhido pela Copasa. Mais informações em Formação.

February 4, 2012
O software Aware-P apresentado em pré-estreia em Yokohama, Japão

O software Aware-p para planeamento da gestão patrimonial de infraestruturas, cuja primeira versão pública (beta) será brevemente disponibilizada, foi apresentado em pré-estreia durante a  7th IWA Workshop on Sustainability of Infrastructure toward Customer Awareness and Satisfaction in Water Utilities (2-3 Fev 2012), em Yokohama, Japão. O software foi apresentado por Helena Alegre em sessão plenária e gerou bastante interesse entre as cerca de duas centenas de participantes na workshop.

January 5, 2012
Aware-P testado em entidades gestoras de Espanha
No âmbito de um programa de gestão patrimonial de infraestruturas (GPI) promovido pelo ITA - Instituto del Agua (Valência) e pela Univ. San Sebastian, a metodologia e o software Aware-P são a base para o desenvolvimento de planos de GPI em sistemas-piloto de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais sob a égide dos grupos FACSA (Castellon) e Udal Sareak (Bilbao Vizcaya). O programa tem o apoio do LNEC e durará até ao final do primeiro semestre de 2012.
October 8, 2011
Forte adesão na reunião preparatória da Iniciativa de GPI

A primeira reunião pública para discussão e preparação da Iniciativa Nacional para Gestão Patrimonial de Infraestruturas em serviços urbanos de água (iGPI) teve lugar no LNEC, em Lisboa, a 7 de Outubro (14:30-16:00). Mais de 100 gestores, técnicos e consultores de todo o país marcaram presença e deram resposta muito positiva na discussão desta iniciativa, um programa em parceria colectiva, com coordenação, formação e apoio técnico da responsabilidade do LNEC, Addition e IST, em que as entidades participantes realizam elas próprias o desenvolvimento e implementação dos seus planos de gestão patrimonial de infra-estruturas.

Este formato de programa, que tem vindo a ser adoptado com sucesso pelo LNEC nos últimos 10 anos, tem a vantagem de permitir às entidades participantes uma internalização efectiva de competências, com formação e aquisição de experiência guiada no uso das metodologias e técnicas em causa. Dado o formato colectivo da Iniciativa, o custo torna-se também bastante mais acessível, permitindo a participação de um maior número de entidades gestoras interessadas e o estabelecimento de uma eficaz rede de partilha de soluções.

O programa tem o seu início previsto para Abril de 2012, com uma duração de 17 meses, e integrará até 15 entidades gestoras.

September 30, 2011
Apresentação do software AWARE-P na LESAM 2011

O software foi apresentado através de uma demonstrção ao vivo, destacando:

  • o procedimento de planeamento AWARE-P e as relações entre as ferramentas;
  • a gestão de dados;
  • os módulos de ferramentas já disponíveis (índices de desempenho, indicadores de desempenho, importância do componente, etc.);
  • a ferramenta de simulação Epanet completa e a visualização avançada dos resultados, incluindo redes em 3D;
  • a tecnologia escalável com base em interface web, instalável na cloud, no seu servidor ou no seu computador pessoal (mac, windows, linux, ipad, tablet, etc.).

O software deverá estar publicamente disponível a partir do final de 2011, através da plataforma open-source baseform.org.

Para mais detalhes sobre o software, descarregue aqui a apresentação. (pdf, 6Mb) <

September 26, 2011
Em Mülheim an der Ruhr...

A equipa AWARE vai estar na LESAM 2011 para apresentar alguns dos produtos do projecto.

Veja aqui uma pequena amostra do que a equipa responsável pelo desenvolvimento do software vai apresentar quinta-feira.

 

September 23, 2011
Um launchpad para o Java port do Epanet
O projecto AWARE-P anuncia uma transposição completa das bibliotecas de modelação do simulador Epanet para Java. Trata-se da re-escrita completa do código original em C para uma biblioteca portátil, independente do hardware e do sistema operativo, moderna e extensível. O port é uma implementação completa do motor de cálculo do Epanet, incluindo as bibliotecas de simulação hidráulica e de qualidade da água, e integrando por completo a extensão MSX.

Como subproduto do esforço mais geral de desenvolvimento do nosso software de planeamento, um launchpad incorporando a nova biblioteca é agora disponibilizado. Com ele, pode:

icon

  • Correr simulações hidráulicas, de qualidade da água e MSX à máxima velocidade, em qualquer plataforma (Windows, Mac, Linux, etc).
  • Exportar ficheiros de modelo nos formatos .INP, XML ou MS-Excel©.
  • Editar o modelo e seus parâmetros em MS-Excel© e voltar a importá-lo para o launchpad (e guardar as modificações em .INP, se desejado!).
  • Produzir ficheiros de resultados detalhados (passo a passo, nó a nós, conduta a conduta) em ficheiros MS-Excel© com a precisão de 15 dígitos.

Obtenha mais detalhes e acesso ao download aqui.

September 15, 2011
Antevisão do software AWARE-P na LESAM 2011
Um antevisão do software AWARE-P de planeamento de GPI, actualmente em fase de testes, será apresentada na Conferência LESAM 2011 em Mulheim (Alemanha), Set. 27-30 (ver post anterior).

O software pretende disponibilizar as melhores ferramentas para visualização, diagnóstico e avaliação de sistemas urbanos de água (abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais). Incorpora modelos de análise de desempenho, risco e custo, tanto ao nível agregado como detalhado, de forma a permitir ao utilizador a comparação entre o sistema actual e potenciais soluções alternativas (i.e. alterações à configuração e operação do sistema) e, consequentemente, ajudar no processo de decisão. O software é open-source e de utilização gratuita, tal como os restantes produtos do projecto AWARE-P. Esta será uma óptima oportunidade para discutir os conceitos que nortearam o desenvolvimento do software e da plataforma open-source que serve de suporte ao seu desenvolvimento. A apresentação do software decorrerá na Sessão 7 (9:00-11:00), quinta-feira 29 Setembro.

September 11, 2011
Reunião preparatória da Iniciativa de GPI, 7 Outubro
A primeira reunião aberta a todas as entidades gestoras pretende apresentar aos gestores e técnicos a Iniciativa Nacional para a Gestão Patrimonial de Infra-estruturas em serviços urbanos de água, a promover pelo LNEC. A iniciativa define-se como um programa em parceria colectiva, com coordenação, formação e apoio técnico da responsabilidade do LNEC, em que as entidades participantes realizam elas próprias o desenvolvimento e implementação dos seus planos de gestão patrimonial de infra-estruturas.

Este formato de programa, que tem vindo a ser adoptado com sucesso pelo LNEC nos últimos 10 anos, tem a vantagem de permitir às entidades participantes uma internalização efectiva de competências, com formação e aquisição de experiência guiada no uso das metodologias e técnicas em causa. Dado o formato colectivo da Iniciativa, o custo torna-se também bastante mais acessível, permitindo a participação de um maior número de entidades gestoras interessadas e o estabelecimento de uma eficaz rede de partilha de soluções. O LNEC gostaria de auscultar e debater as necessidades e expectativas das entidades potencialmente interessadas, por forma a estruturar um programa que maximize os resultados e assegure uma eficaz transferência de conhecimento. A Iniciativa está planeada para começar durante a primeira metade de 2012. Esta primeira reunião exploratória é aberta a todas as partes interessadas, e terá lugar no LNEC (Lisboa), a 7 Outubro, 14:30-16:00. Para mais informações, contactar João Paulo Leitão através de 218 443 773 ou jpleitao@lnec.pt.

September 1, 2011
Forte presença do projecto AWARE-P na LESAM 2011
A LESAM 2011, a quarta edição da Conferência Leading-Edge de gestão patrimonial de Infra-estruturas (GPI) de sistemas urbanos de água, terá lugar em Mulheim And Der Ruhr (Alemanha), 27-30 Set. Esta conferência é um dos principais eventos dedicados à GPI, na qual entidades gestoras de sistemas urbanos de água, consultores, reguladores, investigadores e gestores dos sistemas identificam e dicutem os desafios, as novas soluções e as tendências das GPI.

O projecto AWARE-P irá estar representado na LESAM através de várias apresentações orais e poster (consulte os resumos dos artigos/ apresentações na página "downloads". As apresentações irão incidir sobre a metodologia para a GPI desenvolvida no âmbito do projecto AWARE-P, casos de estudo/ aplicações da metodologia e o software desenvolvido que serve de suporte à metodologia proposta. Para mais detalhes sobre a Conferência LESAM 2011, consulte http://www-lesam2011.org 

May 11, 2011
Kick-off for the TRUST project
The EU 7F-P funded project TRUST - Transitions to the Urban Water Services of Tomorrow, with 31 R&D and industry partners from 11 countries, including several SMEs, had its kick-off meeting in Mulheim An Der Ruhr (Germany), May 10-11. Over a period of 4 years, the project will deliver research-driven innovations in governance, modelling concepts, technologies, decision support tools, and novel approaches to integrated water, energy, and infrastructure asset management.

A significant part of the project is the continued development of methods and tools that continue the AWARE-P effort, namely through TRUST's Work Area 5. This will lead to improvement and extension of the current tools and software, and will thus grant continued investment in the AWARE-P effortMore information about TRUST at www.trust-i.net

April 2, 2011
High attendance for AWARE-P training courses
The first 5 AWARE-P seminars and training courses on infrastructure asset management of water services, in Lisbon, Faro, Évora, Coimbra and Porto, were met with high demand and very encouraging audience numbers. The seminars had a combined attendance of over 700 water professionals, while the courses (limited to 40 participants each), reached the full combined capacity of 200.

Active participation and positive feedback from delegates have contributed to significant improvement of the usability of the methodologies presented, as well as paving the way to further initiatives under AWARE-P.

Practical session during the AWARE-P course in Porto, March 31, 2011

January 17, 2011
AWARE-P best practice IAM handbooks
Two handbooks of best practice on infrastructure asset management (IAM) of water services – respectively for water and wastewater – developed under the AWARE-P project, have been published through ERSAR, the water and waste services regulator of Portugal.

These handbooks, available for free download, will assist water utilities in defining objectives, performing diagnoses, setting up priorities, comparing alternatives and selecting improvement solutions. Both manuals are based on the AWARE-P integrated IAM methodology, which aims to develop and implement in water utilities a structured procedure for strategic infrastructures asset management. They are targeted at raising awareness, changing current practice and improving the technical know-how of the utilities' human resources. As a strategic sector of great social and economic relevance, it is vital that it is managed in a more rational and efficient way than at present. Without an advanced asset management, it will not be feasible to assure adequate levels of the service in the future, particularly with regard to reliable high quality drinking water supply, use of natural resources and prevention of pollution and flooding of urban environments. 

The handbooks are freely available from the ERSAR website (www.ersar.pt) or by using the direct links below:

Alegre, H., Covas, D. (2010). Infrastructure Asset Management of Water Services. Guia Técnico 16, ERSAR Série Guias Técnicos, Lisboa. ISBN 978‐989‐8360‐04‐5 (in Portuguese). 

Almeida, M.C., Cardoso, M.A. (2010). Infrastructure Asset Management of Wastewater and Stormwater Services. Guia Técnico 17, ERSAR Série Guias Técnicos, Lisboa. ISBN 978‐989‐8360‐05‐2 (in Portuguese). 

January 3, 2011
AWARE-P seminários e cursos de formação: Gestão Patrimonial de Infra-estruturas para Serviços de Águas - Lisboa, Faro, Evora, Coimbra, Porto
Os seminários e cursos AWARE-P sobre gestão patrimonial de infraestruturas (GPI) de serviços de águas, com a duração de 4 dias, combinam dois objectivos: proporcionar uma introdução a esta temática a todos os interessados do sector, em especial aos gestores e quadros superiores responsáveis pelos serviços de águas; e oferecer uma formação mais circunstanciada aos quadros técnicos responsáveis pela implementação de sistemas de GPI.

O primeiro dia assume a forma de um seminário introdutório, aberto a todos os interessados do sector, que constitui simultaneamente o primeiro módulo do curso de formaçao; os restantes 3 dias, que combinam sessões de exposição das matérias com a apresentação de casos de estudo e com sessões práticas de trabalho de grupo, constituem a parte técnica do curso de formação. 

As datas e locais são os seguintes:

   Lisboa: Seminário, Jan 19; Curso, Jan 19-20 and 27-28

   Faro: Seminário, Fev 01; Curso, Fev 01-02 and 08-09

   Évora: Seminário, Fev 03; Curso, Fev 03-04 and 10-11

   Coimbra: Seminário, Mar 22; Curso, Mar 22-23 and 29-30

   Porto: Seminário, Mar 24; Curso, Mar 24-25 and Mar 31-Abr 01

Para mais detalhes, consultar o folheto de divulgação ou o programa do curso, em anexo.