EN | PT
About AWARE-P

AWARE-P is an innovative infrastructure asset management (IAM) planning methodology supported by technical guides, plan templates, training courses, business cases, sci & tech publications and the AWARE-P open-source software.

Inheriting from a long line of European R&D, development of these tools began during the AWARE-P project (see below), a comprehensive R&D program aimed at providing water and wastewater utilities with the know-how and tools needed for sustainable long-term planning in infrastructure asset management (IAM) of urban water services.

The R&D stage (2009-2012) was followed by a rollout & capacitation stage (2012-2013) through twin national-level initiatives: iGPI, coordinated by LNEC; and its sister program PGPI, coordinated by AWARE-P partner AGS. Running in parallel and following the exact same collaborative program, they aimed at assisting a nationwide representative sample of 30 utilities in the development of their own IAM systems, using the AWARE-P methodology, software and training materials. iGPI and PGPI both have new planned editions starting 2014.

AWARE-P research, development and use continues to expand also at the international level, through pilot projects in Spain at FACSA and Udal Sareak, the EU-FP7-sponsored TRUST project, a WERF-sponsored project in the USA, and new R&D led by LNEC and several of the original partners.

The AWARE-P project is described below. For more details on iGPI, PGPI, the international projects and ongoing R&D, see Rollout & pilot projects.

Acerca do projecto

Síntese

O objectivo do AWARE-P é desenvolver e implementar  o know-how e as ferramentas necessários à tomada eficiente de decisões por parte das entidades gestoras, no âmbito da gestão patrimonial de infra-estruturas (GPI) em sistemas urbanos de água (abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais). 

Beneficiando dos resultados de um já longo percurso de I&D, associados aos mais recentes desenvolvimentos na área da GPI, o projecto promove o desenvolvimento e disseminação de abordagens estruturadas e tecnicamente bem fundamentadas, materializadas em manuais de boa prática e em software de nível profissional para utilização pelas entidades gestoras, bem como materiais de formação presencial e de e-learning, visando a promoção de uma adequada formação dos técnicos das entidades gestoras. 

De entre os principais benefícios esperados para o projecto, salientam-se:

  • Uma abordagem eficaz à gestão patrimonial de infra-estruturas urbanas de água.
  • Disponibilização gratuita de ferramentas e documentação às entidades gestoras de sistemas urbanos de água.
  • Maior sustentabilidade nas abordagens e soluções de GPI.
  • Melhor formação de recursos humanos.

Produtos

Os resultados do projecto serão disponibilizados no domínio público de forma gratuita:

  • Manuais de boa prática.
  • Software open-source de planeamento de GPI e apoio à decisão.
  • Estudos-piloto e caso de demonstração.
  • Cursos de formação.
  • Materiais de e-learning relativos aos processos de GPI e ao software.
  • Uma plataforma de divulgação baseada na internet.
  • Artigos e relatórios técnico-científicos.

Coordenação & Equipa

Sérgio T. Coelho (LNEC) é o gestor de projecto do AWARE-P desde Outubro de 2009. O projecto foi uma iniciativa de Helena Alegre (LNEC), actual responsável pela coordenação científica.

AWARE-P conta com uma equipa base bastante interdisciplinar, com elementos do LNEC (Portugal), IST (Portugal), Sintef (Noruega), Ydreams (Portugal) e Addition (Portugal), contando com o apoio da entidade reguladora nacional, a ERSAR, e de quatro parceiros utilizadores finais. O desenvolvimento do software é realizado pela Addition, em estreita ligação com o LNEC e com a equipa de I&D. Até o momento, estes são os membros da equipa que contribuíram para o projecto:

Adriana Cardoso, André Martins, António Monteiro, Dália Loureiro, Covas Dídia, Diogo Vitorino, Helena Alegre, João Paulo Leitão, Kjersti Holte, Luís Loureiro, Maria do Céu Almeida, Maria Santos Silva, Mónica Pedro, Nelson Carriço, Pedro Rufino, Rita Ugarelli, Rodrigo Borba, Sérgio T Coelho, Sigurd Hafskjold, Sveinung Saegrov, Tiago Henrique.

Os parceiros utilizadores finais do AWARE-P são parte integrante do esforço de desenvolvimento. As equipas da AdP, AGS, SMAS Oeiras e Amadora e Veolia Mafra são têm dado um contributo permanente e extremamente produtivo para todos os aspectos do projecto.

O projecto tem igualmente beneficiado da experiência e conhecimentos de Annie Vanrenterghem Raven, especialista mundial no domínio da GPI e colaboradora da equipa de I&D desde os projectos Care-W/Care-S.

Parceiros do projecto
A estrutura do projecto inclui quer parceiros de I&D quer utilizadores finais, em estreita colaboração.

Este projecto é baseado numa parceria estabelecida entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Instituto Superior Técnico (IST), a Entidade Reguladora Portuguesa (ERSAR), as empresas profissionais de software ADDITION e YDREAMS e o Instituto Norueguês de Construção e Infra-estruturas (SINTEF). O LNEC, IST e SINTEF, como instituições de I&D, asseguram a componente técnico-científica do projecto. A ERSAR, para além de um acompanhamento activo em todas as fases do projecto materializado na forma de críticas, sugestões e recomendações, assumirá um papel fundamental, como regulador,  na sensibilização, divulgação e promoção do uso em Portugal dos materiais desenvolvidos. A ADDITION assumirá a responsabilidade de programação e de desenvolvimento de uma plataforma de software para aplicações profissionais, robustas e fáceis de utilizar. À YDREAMS cabe-lhe o papel de desenvolver materiais de e-learning e de divulgação e assistir tecnicamente os utilizadores finais no uso da aplicação computacional.

Os utilizadores finais associados do projecto SMAS de Oeiras e Amadora, grupo AGS, ADP Serviços e Veolia Água, participarão no teste exaustivo da aplicação computacional, terão um papel de aconselhamento no decurso do projecto e participarão nas acções de demonstração com diferentes características e localizações geográficas, desenvolvendo os seus próprios planos de reabilitação, baseados nas metodologias e no software desenvolvido. Constituem grupo de permanente aconselhamento do projecto, sendo também co-financiadores.

Parceiros de I&D

LNEC - Laboratório nacional de Engenharia Civil, Portugal

O LNEC é a maior instituição portuguesa de investigação aplicada no campo da engenharia civil e ambiental, e combina actividades de I&D com consultoria especializada e com apoio geral à indústria. O Núcleo de Engenharia Sanitária (NES), em particular, desenvolve a sua actividade no domínio do abastecimento de água e da drenagem e tratamento de águas residuais e pluviais. www.lnec.pt

SINTEF Building and Infrastructure, Norway

O Grupo SINTEF é uma das maiores organizações de investigação independente da Escandinávia. O seu objectivo é contribuir para a criação de bem-estar e do desenvolvimento sustentável da sociedade. A divisão de Construção e Infra-estruturas inclui o Departamento de Água e Ambiente, que desenvolve actividade de investigação no domínio do abastecimento de água e da drenagem e tratamento de águas residuais e pluviais. http://www.sintef.com

IST - Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa), Portugal

IST é uma das mais distintas escolas de engenharia portuguesa e faz parte da Universidade Técnica de Lisboa proporcionando uma formação universitária de elevada qualidade nas áreas de Engenharia, Ciência & Tecnologia. O Departamento de Engenharia e Arquitectura desenvolve actividade no domínio da água e ambiente. www.ist.utl.pt

Addition, Portugal

A Addition é uma empresa dirigida para a consultoria e análise de sistemas de informação, criação de sítios de Internet, desenvolvimento de software e manutenção de sistemas informáticos. A Addition está focada no desenvolvimento de tecnologias web-based e computação móvel desde 1998. http://www.addition.pt/

Ydreams, Portugal

A YDreams é uma empresa global especialista em tecnologias de interacção, com foco na área de Realidade Aumentada. Durante os últimos anos tem vindo a desenvolver e comercializar ambientes interactivos (de lojas a exposições), produtos inovadores e propriedade intelectual, combinando tecnologia e design, desenvolve tecnologia proprietária e patenteada em áreas como processamento de Imagem, Realidade Aumentada, interfaces activadas por gestos e computação invisível. www.ydreams.com

O regulador

ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Portugal

A ERSAR é a entidade reguladora nacional dos serviços de águas e resíduos em Portugal e tem a  missão de proteger os interesses dos utilizadores promovendo a qualidade do serviço prestado pelos operadores e assegurando o equilíbrio das tarifas, baseado nos princípios de universalidade no acesso, de continuidade e qualidade de serviço, e de eficiência e equidade dos preçoshttp://www.ersar.pt/website/

 

Photo taken May 31, 2011

Utilizadores finais associados ao projectos

Veolia Águas de Mafra

A Águas de Mafra é um operador privado, constituindo uma empresa subsidiária da Veolia Água, cuja principal actividade se desenvolve no negócio da água, nomeadamente em estudos e serviços de consultadoria, exploração e gestão de sistemas de abastecimento de água e de águas residuais quer no sector municipal quer industrial. www.veoliaagua.com.pt

SMAS Oeiras & Amadora

Uma entidade pública responsável pelo abastecimento de água, drenagem de águas residuais, construção de reservatórios e instalações de bombeamento, construção, ampliação e manutenção das redes de abastecimento de água e de águas residuais dos municípios de Oeiras e Amadora, na região da grande Lisboa. www.smas-oeiras-amadora.pt

AdP Serviços, S.A.

Um grupo público responsável pela prestação de serviços partilhados e incluindo empresas que operam como apoio a áreas complementares. A sua missão é fornecer serviços a todas as empresas e unidades de negócio do grupo, facilitando a criação de economias de escala, fornecendo soluções tecnicamente avançadas, incorporando boas práticas de gestão e procurando alcançar os objectivos corporativos do grupo AdP. www.adp.pt

AGS - Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A.

Um grupo privado dedicado à gestão, operação e manutenção de infra-estruturas de água, em regime de concessão, quer parceria  pública-privada quer como prestador de serviços. www.ags.pt

 

Financiamento
O projecto Aware-P é financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (Contracto Número: Project PT 0043), pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (Portugal), e pelos utilizadores finais associados do projecto: AdP Serviços S.A, AGS S.A., SMAS Oeiras & Amadora e Veolia Águas de Mafra.

 

Para informações sobre o Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu:

Site principal (Sede)

Escritório em Portugal