EN | PT
July 1, 2013
Em paralelo com a iGPI, o LNEC propõe-se lançar, no primeiro trimestre de 2014, a Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas, uma iniciativa colaborativa para capacitar e apoiar as entidades gestoras especificamente na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.

A melhoria de eficiência dos sistemas de abastecimento de água, através do controlo da água não faturada (e em particular das perdas de água) e do uso racional de energia, constitui uma das principais preocupações das entidades gestoras. Estas matérias são também uma prioridade da ERSAR, seja pela crescente pressão regulatória, seja pela promoção da eficiência económica e ambiental, demonstrada por exemplo pela publicação do Guia Técnico ERSAR-LNEC nº 03 sobre controlo de perdas e pela realização das ações de formação conjuntas LNEC/ERSAR sobre gestão de perdas de água.

Na Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas serão adotadas abordagens consolidadas e as ferramentas de análise mais recentes, no sentido de apoiar: a setorização de rede; a monitorização de setores e de grandes consumidores; a realização de balanços hídricos e energéticos; a análise de caudais noturnos e de padrões de consumo; o cálculo de indicadores de desempenho; e a identificação e o planeamento de medidas de melhoria da eficiência. Pretende-se ainda contribuir para um processo fiável, organizado e auditável de cálculo de toda a informação necessária para a gestão da eficiência da entidade gestora em termos de água e energia.

Tal como na iGPI, a Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas adotará um formato de parceria coletiva, em que as entidades participantes realizam elas próprias o trabalho de desenvolvimento mediante uma programação comum, com a coordenação, a formação e o apoio técnico do LNEC - um formato que tem vindo a ser adotado com sucesso pelo LNEC nos últimos 10 anos (para mais detalhes sobre o modo como este formato é aplicado na iGPI, ver Acerca da iGPI).

Neste contexto, são convidadas as entidades gestoras potencialmente interessadas na Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas a participar numa reunião preparatória no Pequeno Auditório do LNEC, no próximo dia 8 de Julho (2a feira), das 14:15 às 16:30 horas. A presença na reunião não envolve naturalmente qualquer compromisso de participação na iniciativa proposta.

A presença na reunião deverá ser confirmada por e-mail para Helena Alegre (halegre@lnec.pt) ou Dália Loureiro (dloureiro@lnec.pt, 218 443 836), do Núcleo de Engenharia Sanitária do LNEC.

Para mais informações, consulte o site da nova iniciativa ou o documento de divulgação (pdf).