EN | PT
October 1, 2013

A LESAM - Leading-Edge Strategic Asset Management 2013, que teve a sua 5ª edição da conferência bianual da IWA em Sydney, na Austrália, decorreu entre 10 e 12 de setembro. A conferência, que teve a participação da equipa iGPI através de Helena Alegre e de Sérgio Teixeira Coelho, envolveu entidades gestoras, consultores, investigadores & académicos e, também, fornecedores de tecnologia. A apresentação está disponível aqui.

Participaram cerca de 160 pessoas. É de assinalar a forte qualidade dos participantes, que se refletiu nas apresentações e discussões. Foi também inspirador conhecer a implementação de sistemas GPI na Austrália, um país que é vanguardista nesta matéria, bem como o diagnóstico da situação corrente e discussão das alternativas possíveis a seguir no futuro.


A partir da experiência anterior de Mulheim, esta edição da LESAM 2013 implementou ainda novas formas de comunicação, como sejam a realização de workshops previamente à conferência; a participação e colaboração de Young Water Professionals, por exemplo para a edição e gravação das sessões; um painel de discussão e reuniões de acompanhamento. Não só por estas razões, mas também pela conferência no seu todo, o feedback geral foi bastante positivo.

Relativamente às conclusões do painel de discussão, destaca-se a necessidade de evoluir de "análises por ativo" para "análises por sistema", apesar das dificuldades em substituir sistemas de GPI centrados na infraestrutura por sistemas de GPI centrados no consumidor e no nível de serviço. Neste contexto, as apresentações focaram-se muito na identificação de prioridades de intervenção imediata e menos em "o que fazer depois", ao contrário do exemplo português da iGPI, em que a reabilitação é explorada como oportunidade para melhorar o desempenho do sistema.

Salienta-se ainda que um tópico bem presente durante toda a conferência foi a necessidade de comunicar GPI de uma maneira abrangente: com consumidores, decisores, políticos, e na sociedade em geral.